Festas de Outubro

Os colonizadores europeus (alemães, italianos, açorianos, austríacos, poloneses, entre outros) comemoram suas tradições em diferentes regiões de Santa Catarina. A gastronomia, a música e as danças típicas, a hospitalidade e a alegria desses povos encantam os milhares de turistas do Brasil e do Exterior que visitam o estado neste período.

Oktoberfest
Cidade: Blumenau
Website: www.oktoberfestblumenau.com.br

Segunda maior festa popular do Brasil depois do carnaval. Muito chope gelado embalado por animadas bandas alemãs. Recebe milhares de turistas de todo o Brasil e do exterior. A maior festa típica do país. O centro da cidade é colorido pelos desfiles de carros alegóricos floridos. Grupos de música nacionais e internacionais aquecem as noites da Festa.

Fenarreco
Cidade: Brusque
Website: www.brusque.sc.gov.br

Maior festival gastronômico das festas de outubro em Santa Catarina. A Festa foi criada em 1986 para divulgar um prato típico alemão – o ente mit rotkohl – ou marreco com repolho roxo. Além do marreco, muito chope, música e dança embalam os visitantes até altas horas da madrugada.

Fenaostra
Cidade: Florianópolis
Website: www.fenaostra-floripa.com.br

Uma das maiores festas populares de Santa Catarina, a FENAOSTRA – Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana é um ambiente para celebrar a cultura local e consolidar a imagem de Florianópolis como maior produtora de ostras do Brasil, abrindo novos mercados consumidores.

Marejada
Cidade: Itajaí
Website: www.marejada.itajai.sc.gov.br

Também chamada de Festa Portuguesa e do Pescado, tem na gastronomia, à base de frutos do mar e bacalhau, sua principal atração. Também oferece shows típicos portugueses, feira de produtos artesanais e apresentação de folclore açoriano. É a maior festa portuguesa do Brasil. Mais de 600 atrações atraem milhares de turistas todos os anos para a cidade.

Schützenfest
Cidade: Jaraguá do Sul
Website: www.schutzenfest.com.br

Resgata a tradição dos atiradores cuja origem remonta à idade média na Alemanha. Competições esportivas do tiro-rei e tiro-rainha, desfiles alegóricos e grandes bailes animados por bandas típicas. Muita comida, chope e cachaça garantem a alegria dos participantes.

Bananenfest
Cidade: Corupá
Website: www.bananenfest.com.br

A Bananenfest tem como objetivo divulgar o município de Corupá como Capital Catarinense da Banana, juntamente com o Estado de Santa Catarina que conquistou a nível nacional a posição de maior exportador de banana, acompanhada pela difusão da cultura local, tradições, seu uso e aproveitamento na culinária e o manejo adequado para produção da fruta e demais matérias primas possíveis de serem exploradas junto à bananeira.

Tirolerfest
Cidade: Treze Tilias
Website: www.tirolerfest.com.br

A tradição dos imigrantes austríacos é retratada na música, gastronomia, nas esculturas em madeira e arquitetura da cidade. Não há quem não se encante com Treze Tílias. A cidade tem cerca de cinco mil habitantes. Durante a Tirolerfest são servidos pratos típicos, como o goulach( molho de carne), o scheiterhaufen(torta de maçã), e o spätzel(mini nhoque com queijo). Todos os anos grupos vindos da Áustria se juntam aos grupos locais para animarem mais ainda a festa.

Oberlandfest
Cidade: Rio Negrinho
Website: www.oberlandfest.com.br

A diversão fica por conta do concurso de Tiro ao Alvo, chope em dúzia, concurso de Serrador e outras atrações típicas de uma genuína festa alemã. Durante a Oberlandfest, a população de Rio Negrinho mostra todo seu amor aos costumes dos seus antepassados.

Oktoberfest de Itapiranga
Cidade: Itapiranga
Website: www.itapiranga.sc.gov.br

Primeira Oktoberfest no estado. Realizada no extremo oeste catarinense, quase divisa com a Argentina. Atualmente, milhares de pessoas vêm todos os anos a Itapiranga, mantendo viva a tradição. Muita alegria e chope gelado é o que não faltam nessa festa.

Festa do Imigrante
Cidade: Timbó
Website: www.culturatimbo.com.br

Comida típica da Alemanha e Itália, chope, vinho colonial, desfiles alegóricos e grupos folclóricos são as principais atrações.

Oktobertanz
Cidade: São Pedro de Alcântara
Website: www.pmspa.sc.gov.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s